A ética cristã nos relacionamentos

26-09-2010 16:12

 

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.    E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos." Cl. 3:12-15

 
    O que caracteriza um cristão é o fato de ser o seu comportamento o resultado de uma vida transformada pelo Espírito santo.
    A pessoa que aceita Jesus como seu salvador tem sua maneira de agir totalmente modificada, pelo fato de, com o novo nascimento, torna-se uma nova criatura, que passa a atuar de maneira diferente e a freqüentar ambientes diferentes. II Co. 3:2
 

O COMPORTAMENTO HUMANO

    Uma série de fatores atua no ser humano e dá motivo para que a pessoa venha agir ou reagir desta ou daquela maneira. Estes agentes atuantes podem ser natureza interna, isto é, partindo do próprio individuo, como também podem ser a natureza externa, partindo dos estímulos ambientais, seja. Seja de uma ou de outra forma. O ser humano tem sempre condições de reagir a estimulo com resposta que é o seu comportamento, através do qual ficará conhecido em seu meio ambiente. Pv. 12:8

O homem é dotado de livre arbítrio

    O livre-arbítrio é a liberdade de escolha. Ele pode preferir obedecer ou desobedecer a Deus, através de suas palavras, de seus atos, de suas ações. Entretanto, deve ser notado que liberdade implica em responsabilidade.

O comportamento do cristão frente ao mundo 

    O verdadeiro cristão procura comporta-se de maneira a agradar a Deus. Por essa razão, procura ser um imitador de Cristo, pois sabe que o mundo e a igreja são dois grupos distintos. O mundo está sobe domínio de satanás Jo. 12:31; a igreja pertence exclusivamente a Deus Ef. 5:23, 24 Ap. 21:2.

Andar em integridade

    O cristão deve ser íntegro tanto em suas ações Mt. 12:33 como em suas palavras Sl. 15:3. Cabe ao mesmo, andar com sabedoria em suas palavra sempre agradável e temperada. A conversa do crente deve ser cativante amável e graciosa, os filhos de Deus devem ter uma linguagem originada na graça de Deus e marcada pela pureza ef. 4:29.

O amor como fonte de conduta ética

    O amor deve ser o alicerce de toda a conduta do cristão pelo fato de ser um sentimento sublime, envolvente, que produz bem-estar e felicidade tanto ao que oferece como ao recebe I Co. 10:14.

O AMOR A DEUS

    Mt. 22:37 significa que devemos amar a Deus com todo nosso ser e quando isso acontece a nossa conduta passa ser influenciada por tal amor. Amar a Deus é sem, dúvida alguma, a motivação para uma vida equilibrada, feliz e próspera Sl. 1;1 ss

Amor ao próximo

    A bíblia e rica em referencia a esse respeito Mt. 22:39; Mc. 12:31, significando que este assunto tem muita revelação com a conduta do filho de Deus. O amor ao próximo não deve ser apenas mencionado, mas deve acima de tudo exercido, e isso pode ser feito de diversas formas, quer seja em ajuda material ou espiritual.

A NATUREZA MORAL DO SER HUMANO

    O ser humano possui valores e virtudes em sua própria natureza que lhe conferem condições de bem viver, desde que esses valores e virtudes sejam considerados e bem administrados.

O hábito é uma aptidão que a pessoa adquire e quanto mais é praticado, mais perfeito e automático ele se torna.

Os maus hábitos

    Devem ser evitados. Os hábitos exercem grandes influencia na formação do caráter, sendo necessário que haja um certo cuidado afim que os maus hábitos não sejam aprendidos. Existe uma série de maus hábitos que, mesmo depois de aprendidos, podem e devem ser evitados para que os bons hábitos possam ser instalados e vivenciados Cl. 3:8-10

Os bons hábitos 

    Devem ser desenvolvidos e cultivados, pois são próprios a uma vida transformada pelo poder do evangelho Ef. 5:1-21. Dentre muitas virtudes e qualidades morais que devem enriquecer o individuo, o amor é a principal.

Temperança

    Significa usar com sabedoria e moderação ás coisa relativas  ao corpo e ao espírito; significa sobriedade, moderação. O equilíbrio do homem é algo que se pode evidenciar na vida do crente. É preciso controle sobre seus impulsos e seus atos, isto é, negar a si mesmo e seguir a Jesus.

RESULTADOS DA ÉTICA

    Dentre muitos resultados de uma vida pautada na ética ela enriquece o ser humano para alcançar uma vida de: admiração e, sobretudo de confiança tanto das pessoas mais próximas como daqueles que nos rodeiam casualmente.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode